Descomplicando Seu Financiamento Imobiliário
Glossário, conhecendo alguns termos e siglas:
Quando o assunto é financiamento imobiliário, a gente ouve tanta palavrinha nova né?! Mas hoje nesse post vou começar a decifrar pra vocês.
- TR: Taxa Referencial.
- IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
- SELIC: Sistema Especial de Liquidação de Custódia.
- SAC: Sistema de Amortização Constante.
- PRICE: Sistema Francês de Amortização.
Explicando melhor:
Você que prefere não ter muitas surpresas durante o financiamento a (TR) Taxa Referencial é a mais indicada, já que nos últimos anos ela se manteve.
O índice IPCA é recomendado para clientes que desejam financiar as parcelas de acordo com o momento da inflação. Estamos gravando esse vídeo em 2022 e a inflação está vindo pra “regaçar”, então tome cuidado com o IPCA.
O termo SELIC é uma sigla, e significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Na verdade, ela é um sistema do Banco Central que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional. A taxa Selic é a taxa básica de juros da nossa economia, ela serve como referência para o cálculo da maioria dos juros.
No SAC a amortização do saldo devedor acontece de forma constante, como o próprio nome já diz: sistema de amortização constante. Como o valor da amortização é constante, as prestações serão decrescentes, uma vez que o saldo devedor será reduzido a cada parcela.
O Sistema PRICE é uma forma de amortização de dívidas, mediante pagamentos periódicos de igual valor calculado sob regime de juros capitalizados. Matematicamente, o Sistema PRICE é identificado pela sigla “SFA”, que significa Sistema Francês de Amortização.
Se esse conteúdo foi relevante para você, comente, curte, compartilhe e salve!
Whatsapp 62 98562 5400
HF Corretor
CRECI-F 25.380